BREAKING NEWS

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Começa a temporada de incêndios na APA Itapuã/Stella Maris

Bastaram dois dias sem chuvas, mas com sol e vento forte, para começar a temporada de incêndios na APA das Dunas de Itapuã e Stella Maris. Todo ano, as queimadas, começam em dezembro quando aumenta a freqüência da praia.


Imagens: Gabriella Simões
Por: Miguel Brusell

Bastaram, apenas, dois dias sem chuvas, mas com sol e vento forte, característico desta época do ano, para começar a temporada de incêndios na Área de Proteção Ambiental das Dunas de Itapuã e Stella Maris. Todo ano, as queimadas, provavelmente causadas pelas bitucas de cigarros lançadas pelas janelas dos veículos, começam no mês de dezembro, quando aumenta o calor e a freqüência da praia.

Este ano, o brutal espetáculo de destruição de um manancial de biodiversidade da capital baiana começou mais cedo e colado há um período longo de chuvas que, teoricamente, deixaria a vegetação mais úmida, dificultando a ocorrência do Incêndio. Sem se importar com as conseqüências, o povo baiano segue a sua rotina, sem surgir nenhuma campanha de esclarecimento com placas de alerta à população.

O simples ato de um ser humano jogar uma guimba de cigarro acesa pela janela de um carro, pode trazer tantos transtornos para a biodiversidade local. Um incêndio como este acaba com a vida de pássaros, micos, cobras, camaleões, lagartos e tantos outros bichos e os que sobrevivem sentem dificuldades para conseguir alimentos. No verão, é comum a aproximação de micos famintos atrás de comida nos condomínios do bairro.

O que é uma diversão para as crianças, esconde um problema que poderia ser resolvido com uma campanha de educação ambiental, que pode reduzir bastante as ocorrências. É preciso se colocar avisos sobre o perigo de se jogar guimba de cigarro pela janela do carro nas ruas em torno das Dunas. Até o final do verão, vamos fazer cerca de cinco matérias falando destes incêndios. 

Postar um comentário